sexta-feira, 29 de abril de 2011

A TAMARGUEIRA DO DESERTO...




A TAMARGUEIRA DO DESERTO

Texto: Jr  48:6 
“Fugi, salvai a vossa vida e sereis com a tamargueira no deserto”.

Quando o profeta Jeremias escreveu este texto estava falando a um povo com uma grande dificuldade espiritual. Não sabiam para onde ir; aguardavam o ataque que viria sobre eles. O profeta disse: fugi, salvai a vossa vida...
 Obs. Os capítulos 46 a 52 são profecias de Jeremias contra diversas nações estrangeiras; o capítulo 48 é dirigido a Moabe. Jerusalém já havia sido tomada e o povo levado ao exílio, por causa da desobediência e não atendimento às profecias.
A tamargueira é um tipo de palmeira que vive no deserto. Existem muitos tipos de palmeiras, mas esta é típica das regiões desérticas. Muitas árvores morreriam se plantadas no deserto, mas a tamargueira não, ela tem condições para sobreviver e ser diferente.
A tamargueira produz um tipo de tâmara. Recebe a luz solar e a transforma em massa. Quanto mais sol ela recebe, mais abre os seus pendões. Ela abre os pendões e cresce ereta (para o alto). Outra árvore qualquer morre no deserto, mas a tamargueira não, ela vive e produz suas tâmaras.
As tâmaras são um benefício para os viandantes, os que vêm de longe à procura de sombra e alimento. A tamargueira produz seus frutos que ao caírem na terra quente do deserto são cozidos e tornam-se adocicados.
O que senta sob a tamargueira alimenta-se de um fruto doce, cheio de elementos nutritivos e tem o descanso.
Diz a palavra: fugi, salvai a vossa vida
Na hora atual a fuga é uma necessidade: o crente, o homem que aceita Jesus como o seu Salvador é como a tamargueira no deserto.
O mundo não sabe do que estamos vivendo. Ao olharem para nós pensam que apenas sobrevivemos buscando água; desconhecem que estamos vivendo sob o sol da justiça: quanto mais sol incide sobre nós, mais revelações da parte de Deus para nossas vidas, mais crescemos, mais nos fortalecemos, mais os nossos pendões são abertos – uma abertura para a eternidade, mais crescemos eretos (direcionados para o alto).
Ninguém vê a água que nutre a tamargueira, ela a busca na profundidade. O crente fiel vive da água da vida que ninguém conhece, água invisível aos olhos do mundo.
Os frutos adocicados são o resultado das lutas vividas pelo crente. As lutas vêm do calor intenso do chão, da terra em que ele está pisando. Aqueles que chegam até nós, tamargueiras no deserto, comem e se alimentam das nossas lutas, das nossas dificuldades superadas, da nossa experiência.
Não somos excepcionais, e nem estamos livres da situação difícil que nos cerca, também somos atingidos pela tribulação que se abate sobre o mundo, mas a diferença é que temos uma palavra de certeza, de segurança. Conhecemos as profecias, sabemos que estas coisas que estão acontecendo nos fazem bem, amadurecem nossas vidas e, assim, podemos trazer segurança aos corações que estão aflitos.

CONCLUSÃO:
Fugi, salvai a vossa vida....
O crente é a figura da tamargueira, ele vive no deserto da vida, se alimenta da água que ninguém vê, vive do sol intenso que mata as outras plantas; dá sombra, abrigo, alimento cozido e doce para aqueles que vêm de longe da longa jornada da vida.
MARANATA! JESUS VEM!!!

29 comentários:

  1. amiga,gostei dessa tamargueira...

    ao final de tudo, será deus louvado por todos os povos; cada um verá o rosto de deus e então compreenderão que os rostos de deus que eles viam era apenas provisórios.

    beijim

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto como lição de fé. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus! Que maravilha de reflexão e encorajamento para vivermos e nos alimentarmos das coisas que vem do alto.
    Paz irmã Clélia!

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe mto sua vida...mutias...muitas...muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
  5. Linda reflexão amiga, assim somos alimentados da água da vida, ninguém vê, que estamos debaixo do sol da Justiça e somos nutridos por Ele. Glória a Deus, a palavra de Deus diz que de ninguém somos discernidos e é verdade mana, ninguém discerne o espiritual podemos ver isso claramente em comentários. Você é benção pura. Bjs te amo!

    ResponderExcluir
  6. Mana ta linda de verde, amei esta foto aí ao lado. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada amigaaa...
    Quase não postei ela aqui...dezambro de 2009...Quando olho penso:
    Gente!!! 1 ano e meio faz muita diferença!!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Olá tia querida!
    ótima reflexão!
    De certas coisas fugir não é sinal de covardia, mas de inteligência...
    A própria palavra diz: "Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" 2 Timóteo 2:22
    E bom é saber que Deus se faz presente nos desertos de nossa vida!
    é no deserto que crescemos!Gênesis 41:52
    Que ouvimos melhor a Deus! Oséias 2.14
    Que provamos no que realmente acreditamos! Dt 8.2 e mt4
    Enfim, cristão que nunca passa pelo deserto, não é cristão...
    Bjks tia!!! Vamos ser tamargueiras no deserto!

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha de texto Clélia! amei! somos tamargueiras no deserto da nossa caminhada aqui na terra. Parabéns pelo post. Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  10. OI Clelia, o homem que confia no Senhor, que colocou no Senhor toda a sua esperança, esse sim é muito feliz! A sua vida é cheia de bênçãos. Ele é como uma árvore plantada à beira de um rio; as suas raízes entram profundamente na terra, em direção à água. Por isso, ele não se incomoda com o calor, e suas folhas continuam verdes; mesmo no tempo da seca, ele não deixa de produzir belos frutos. jeremias 17

    Amiga te desejo um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá Clélia,
    Paz amada!!!

    Mas q comentário mais fofo vc deixou em meu blog. Ameiiiiiii
    Sim! Tirei o véu.... rsrsrs
    Mas já pediram p/ eu colocar o véu novamente... hehehe

    Sobre a sua postagem, qdo estive em Israel vi em muitos lugares essa fruta, pois é mto típica naquela regiao.

    Concordo qdo disse q não estamos livres dos problemas e dificuldades, muito pelo contrário, mas temos uma grande diferença, O SENHOR VIVE em nós e com a Sua ajuda passaremos pelo "vale" e teremos a vitória.

    Parabéns pela postagem,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  12. Amiga que linda mensagem!
    Eu não tinha visto ainda uma Tamargueira, que flores mais belas e essa descrição de sua sobrevivência no calor do sol, como se nutre pela água...tudo isso comparado a vida do cristão é uma lição maravilhosa!
    Beijoos Clélia, amei o post!Que tua semana seja maravilhosa, saciada pela água da vida!

    ResponderExcluir
  13. Oi Clélia... estou passando para te desejar uma ótima semana, fica com Deus. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Clélia mana querida, como vai?!
    Que reflexão linda, um aroma suave para nossa alma.
    Infelizmente, muitos são os que estão se alimentando do oposto, da "AMARGUEIRA", e num processo de auto-destruição estão sucumbindo diante de tantas propostas lindas da vida em Deus.
    Um ABRAÇÃO querida, Franklin

    ResponderExcluir
  15. Ah!!! Esqueci de escrever:Isso é o reflexo de um CORAÇÃO QUE PULSA em resposta ao amor de Deus!!!

    Valeu, Franklin

    ResponderExcluir
  16. Olá querida amiga! que grande prazer é chegar no teu blog. Aqui sempre encontro uma benção pra minha vida. Sabe,Deus esta usando o teu grande talento para levar benção pra muita gente, tenha certeza disso. Lindissimo texto, posso usar nos meus sermões? bem, ja agradecendo peço que o Senhor te abençoe muito e que continues a trazer-nos sempre grandes mensagens como esta. Fique na graça do Pai.

    ResponderExcluir
  17. romildodoria@gmail.com30 de junho de 2011 às 07:38

    Ontem preguei a traves desse ensinamento de Fé muitas almas foram edificadas outras a quebrantadas a traves do seu esforço em da lugar para o Espírito Santo que podemos a cada dia sentir a necessidade de dá de beber aquém tem sede
    o Apóstolo Paulo disse : Importa que todas as almas sejam salvas ;DEUS te abençoe sempre te dando sabedoria e inspirando o que deve ser feito a cada dia fq na paz do Sr Jesus romildodoria@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela visita Romildo...que DEUS continue a usar tua vida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. gente boa noite ,que estas palavras acima edifiquem, mais vidas,pois comigo foi uma gloria.O senhor sempre me dava esta mensagem,sempre fiquei curioso mas nunca pesquisei,hoje emfim pesquisei e achei o recado do qual eu já tenho vivido.gloria a DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe...
      Que bom que gostou, que DEUS pôde te dar clareza nessa palavra.
      Que sua mensagem sobre ela...seja uma GLÓRIA.
      Que DEUS te use com muito poder.
      Obrigada pela visita, volte sempre.
      Um abraço.
      Clélia.

      Excluir
  21. esta mensagem e muito maravilhosa ja preguei ela na nossas igrejas icm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdevino...Obrigado por me visitar. Volte sempre.
      Um abraço, fica com DEUS.

      Excluir
  22. Ei,Clelia; que bom ler suas publicações.Só agora as descobri e estou amando.Continue p/ edificação dos q/ lêem.Fui muito abençoada.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta...nova amiga...Bem vinda.
      Que DEUS aqui...Te edifique sempre!
      Beijos.

      Excluir
  23. Adriano Valentim ferreira26 de abril de 2016 às 13:10

    É impossível não sê edificado com um ensino cheio de nutrientes essenciais para o nosso crescimento e fortalecimento espiritual. Louvo a Deus por existir pessoas assim como vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PALAVRA de DEUS é assim... Nos faz extrair dela... Fontes Inesgotáveis de Bençãos. Obrigada meu irmão, que Deus te abençoe, sempre. Um abraço.

      Excluir
  24. clélia rocha a paz do sr. Jesus muito importante essa explicação entendi tudo e vou desenvolver uma pregação sobre a tamargueira no deserto maravilha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Glauco. A Paz do Senhor.
      Que bom que gostou... Pode usar o que quiser aqui... Palavra aberta. rsUm abraço, fica com Deus.

      Excluir

Obrigada.