quarta-feira, 4 de maio de 2011

AFINAR A PRATA...


“E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça.” Malaquias 3:3
Leonardo Simonelli

 AFINAR A PRATA... AFINAR A PRATA

Nos fala do momento de provas que passamos, pois através delas nos desprendemos de valores que não nos trazem benefícios e passamos a nos colocar em posição de dependência a Deus e como a prata provada ganha valor, a cada prova passamos a ser servos mais valorosos, o servo provado tem experiências que valorizam a salvação na sua vida. “O crisol é para a prata, e o forno para o ouro, mas o SENHOR é quem prova os corações” Provérbios 17:3.
A PURIFICAÇÃONeste processo, a prata era aquecida e à medida que ela ali ficava, a impureza que nela havia se separava ficando por cima. Então, o ourives removia, limpando assim o metal. Quando provados, passamos a meditar o que em nós não tem agradado ao Senhor, e neste momento passamos a enxergar erros que eram ocultos para nós, como a impureza ficava sobre o metal, assim para nós as nossas falhas ficam evidenciadas nos momentos de provação, enxergamos e suplicamos ao Senhor que retire de nós, e nisto nos lembramos das palavras de Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139:23-24.
O OLHAR DO OURIVESDurante o processo, o ourives tinha total atenção à prata, pois observava o processo, removia os excessos e sabia o momento certo de retirar o metal do fogo. Durante a nossa prova, os olhos de Deus não se desviam do servo, pode ser na dor, nas lágrimas, o Senhor está ali ao nosso lado. Quantas vezes provados, entramos no culto e um louvor fala profundamente a nossa alma? É o olhar de Deus que nos conhece e nos sustenta quando provados, e é Ele que sabe o momento de nos tirar dela. “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” I Coríntios 10:13.
O FIM DA PROVA - Quando o ourives via a sua face refletida na prata, ela era retirada do fogo e assim somos nós depois de provados. A face do Senhor é vista em nós, as pessoas olham para nós e vêem um brilho diferente, é o nosso testemunho puro, de uma vida provada, mas aprovada diante de Deus, que tem uma mensagem vivida, uma experiência com Ele. “Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.” I Tessalonicenses 2:4.
O LOUVOR NA PROVA O texto diz que ele afinaria os filhos de Levi não só como a prata, mas também como ou ouro e há um provérbio que diz: “Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores” Provérbios 27:21. Pela ciência, sabemos que o peso molecular do ouro e a prata são diferentes, bem como seu ponto de fundição. O ouro nos fala do poder de Deus e a prata da salvação. Somos provados para que a cada dia valorizemos a salvação, mas para experimentar o poder de Deus, sermos usados com graça, passaremos provas por isso, quanto maior o poder de Deus em nossa vida, maior a provação. O ouro era provado no forno, a prata no crisol (um tipo de vaso, com abertura menor onde se colocava o carvão para fundição), mas e o homem? O provérbio diz que o homem é provado no louvor.
AFINAR A PRATA



 

8 comentários:

  1. Sabe, muitos não querem passar por provas, mas eu sei como é bom quando saímos delas. Mana o sofrimento as vezes nos faz bem, nos purifica nos faz mais gente,nos esvaziamos de nós mesmos e deixamos de estar "inchados" rss falo com propriedades.
    Parece até que estou me vendo agora saindo de uma, nosso semblante até muda... É tremendo isso. Que texto bom para refletirmos que nas lutas, nas provas somos aprovados e nos tornamos pessoas bem melhores. Paz!

    ResponderExcluir
  2. Deus nos `afina` segundo seu crivo, seu poder e nossa necessidade! Muito bom ler este texto, gosto muito da prata em si. As aliancas que vaeria e eu usamos sao de prata. Nao creio exatamente que exista uma causa pra isso, apenas que gostoo mais do `brilho prateado`, mas lendo essa postagem entendi que preciso ser refinado, ou afinado como inetrumento nas maos do Ourives!
    Lindo texto!

    (Desculpe a falta de acentuacao, minha pequenininha desabilitou meu teclado do portugues... RSRSRSRSR)

    Como estao os olhinhos (interrogacao... to sem algumas pontuacoes tambem) rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. oi amiga, passando para te deixar um beijinho.

    sem dúvida, o sofrimento nos afeta de vários modos. alguns aprendem com eles, outros, sucumbem a ele.

    e em minha vida(falo por mim) deus não tem nada haver com meus sofrimentos que são resultados quase sempre de minhas más escolhas e de eventos que estão para além do meu controle. o máximo que deus entra na história(minha)é produzindo fé, esperança e inteligência para eu resolver os problemas e aprender com eles.

    beijim e paz

    ResponderExcluir
  4. Edu...é raro eu responder aqui, sempre vou no blog do amigo que comenta e faço o comentário do que ele escreveu no blog dele. Mas...a você faço questão. Falaste de forma sublime ,porque realmente os problemas, sofrimentos,são causados por nós mesmos e DEUS ainda faz a gentileza de nos ajudar a sair.São histórias nossas, criadas por nós ao longo da vida...Se seguíssemos da forma DELE do jeito DELE, jamais passaríamos por tantas coisas da qual passamos.E ELE ainda alivia.kkkkk
    São as más escolhas que fazemos...Por optarmos em fazer da nosssa forma e vontade.
    O que DEUS faz diante dessas LAPIDAÇÕES, é nos fortalecer e dizer:
    CONTINUE...VOCÊ AINDA TEM CHANCE!
    Gostei muito do seu comentário....muito mesmo.
    Obrigada amigo...volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Oi Clelia TUDO que passamos tem um único propósito a nossa maturidade esse refinar faz parte. Por mais que doa TUDO esta cooperando para a nossa MATURIDADE!!!Deus golpeia os seus servos nos pontos mais vulneráveis, a fim de que os mesmos sejam enrijecidos. Paul White

    ResponderExcluir
  6. Olá Célia,

    Foi uma grata surpresa a menssagem escrita aqui em seu blog, realmente a prova é dura, mas nos faz pessoas e servos melhores e não há coisa melhor que termos o nosso salvador refletido em nossas vidas.. como dia a letra de um hino:"Senhor eu quero brilhar por Ti", que possamos sempre refletir essa luz.

    Um grande abraço a todos.

    Leonardo Simonelli

    ResponderExcluir
  7. aprovação fé nos aproxima mais de Deus. nós fazendo como crisol lapidado. Moldado.torcido aquecido. para sermos firmado sendo a imagem do senhor refletindo prata.temos aprovação para sermos salvos mediante a fé em jesus. como prata refinada suportamos tudo por amor a cristo. Sabemos que somos mais que vencedores. essa é anossa maior certeza que estaremos com ele-ass.Moisésjr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisés...obrigada pela visita, volte sempre.

      A FÉ...REALMENTE É O QUE NOS APROXIMA DE DEUS....LAPIDA...FAZ BRILHAR.

      Um abraço, fica com DEUS.

      Excluir

Obrigada.