terça-feira, 3 de maio de 2011

A ARTE DO PERFUMISTA...

Texto: Êx. Cap. 30, vers. 22-33



  Introdução.

   O azeite da unção foi composto pelo Senhor  Deus que instruiu Moisés sobre as medidas, ingredientes e método a ser usado na sua elaboração, a partir de extratos vegetais, isto é: essências de especiarias. Observamos que quatro especiarias são citadas, são elas:
  A mais pura mirra, canela, cássia, cálamo e o azeite, que desempenha as funções do agente fixador e condutor desta composição
  A elaboração do azeite da unção tinha que ser conforme a arte do perfumista, que consiste em extrair de cada especiaria a sua essência, o que implica num trabalho esmerado, criterioso, atendendo medidas precisas, tempo e temperaturas adequadas, combinado com as quantidades específicas de cada ingrediente para não comprometer a qualidade do perfume, cuidando para que outra substância;não contamine a fórmula não é apenas o macerar de algumas ervas aleatoriamente. 
 
  Desenvolvimento.

  O Espírito Santo de Deus é este Perfumista, que colhe o homem temporal como a erva do seu estado natural e extrai a essência oculta no seu interior, isto é: a alma, o espírito que nos foi dado pelo Pai,fazendo-o vivo, exalando o bom cheiro de Cristo.
  Nesta composição o ”bagaço”, a ”palha”, os resíduos da razão e do desequilíbrio emocional  humano são dispensáveis. Após este tratamento o Perfumista extrai do homem ações de obediência, zelo, amor e gratidão e faz exalar o bom cheiro da salvação, em testemunhos fiéis de servos e servas do Senhor que como especiarias se entregam ao Perfumista.

  Conclusão.

  A mirra representa o sofrimento da igreja que renuncia a se mesmo, frisamos que nesta composição tinha que usar a mais pura mirra, isto é: um viver sem murmuração porem com gratidão, entregando-se  à vontade do Perfumista. As demais especiarias representam a obra de cada servo ou ações que o Espírito Santo extrai de cada um. Quando se mistura quatro essências diferentes é impossível identificarmos uma isoladamente, mas obteremos do conjunto um perfume, resultado da combinação das essências (o que caracteriza corpo). Nos móveis e utensílios do culto levítico bem como sobre os que ministravam o cheiro era do todo, sem esquecer que o condutor e fixador era o azeite (o Espírito Santo) Ele é quem difunde através da igreja o bom cheiro da salvação. Não se podia fazer uma composição igual para uso pessoal, isto quer dizer que: o homem não deve usar o nome do Espírito Santo e nem a obediência dos servos do Senhor para projeção pessoal e se "beneficiar” à custa da simplicidade do servo;... tal homem será banido da sua congregação.

  Apelo.

 Permita o Perfumista extrair do seu viver ações que como micro-gotas se juntarão com um sem fim de outras para compor este perfume.

 Dr.Bueno.

12 comentários:

  1. Graça e Paz Clélia,

    Bela seleção, nos leva a refletir um pouco aí percebemos que muitas vezes queremos ter o Perfume de Cristo, porém esquecemos de todo o processo de extração e composição do Perfume, nada fácil e nada rápido.
    Que possamos, sempre, dar espaço ao Espírito Santo agir em nossa vida.
    Uma ótima semana.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clelia lembrei de uma poesia sobre azeitona que não foi espremidas de Watchman Nee que diz:
    Azeitonas que não conheceram a pressão,
    nunca podem azeite conceder;
    Se as uvas escaparem do lagar,
    o vinho da alegria nunca pode fluir;
    Só sendo triturado é que o nardo
    pode difundir sua fragrância.
    Recuarei então do sofrimento,
    ao qual Teu amor induz?
    Cada golpe que sofro, é verdadeiro
    ganho para mim;
    No lugar daquilo que tiras,
    Tu te das a Ti mesmo a mim.

    Amiga te desejo um belo dia que possamos nos entregar na mãos do perfumista.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ler textos de simples compreenção e de reflexão profunda!

    O Espírito é o catalizador, aquele que 'carrega' a carga do perfume! Ele pode também além de usar a Igreja como óleo, perfume ou mesmo bálsamos, pode também nela fixar o melhor e maior perfume de todos: aquele descrito nas Escrituras como "O bom perfume de Cristo"!

    Um abraço querida!

    ResponderExcluir
  4. OI Clélia, minha amada vi ficou muito legal, valeu pelo carinho, acho esse poema tremendo se vc desejar ele completo depois te passo o link da postagem. Olha amada cuida dos seus belos olhos e depois volte,srrssr.

    Obrigada por sua visita, te desejo uma boa tarde!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito também!

    Amo perfumes e minha memória é olfativa. O passado sempre me vem quando eu sinto cheiros.

    Por isso mesmo, achei o texto sensacional, pois só me levou a amar ainda mais o meu Perfumista.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Mana você exala o bom perfume de Cristo. Paz minha linda!

    ResponderExcluir
  7. Oi Clélia... fica com Deus, tenha um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Amiga Clélia! que esses olhos abençoados sejam curados logo, para voltar escrever belos posts. Que bela esplanação na figura do perfumista, é exortativa,contextual profunda que nos faz refletir a beleza com que Deus trabalha em nossas vidas. Concordo plenamente com a feliz e minuciosa dissertação do autor. Gostei muito, parabens

    ResponderExcluir
  9. Oi Clélia!
    Que belo texto, gostei muito.

    Melhoras da conjuntivite e não force demais a vista hein? rsrs.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Tia que saudades da senhora.Sumiu uai,achei q tinha sido arrebatada rsrssr.Espero que estejas bem.Quanto ao texto,penso q não é por coincidência que vim aqui hoje,porque estou fazendo uma Campanha la na Igreja em que freqüento onde Eles me deram um azeito baseados nessa passagem de Moisés e hoje aqui eu pude entender um pouco mais sobre esse azeite.Que Deus a abençoe grandemente e que Deus seja seus refugio nos dias de tribulação!Fique com Deus e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  11. Amiga querida...Deus tem honrado tanto que só posso agradecê-lo...Vim te contar que Deus tem me restaurado. Saudades de vc!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    boa noite amada,

    Esta semana foi mto corrido, ainda não consegui atualizar meu blog.
    Mas estou aqui p/ desejar um ótimo fds.

    Deus abençoe ricamente hj e sempre,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir

Obrigada.