domingo, 24 de julho de 2011

CIÊNCIA E AMOR....


Como desenvolver comunhão espiritual entre cristãos de opiniões diferentes sobre Costumes e Cerimônias? Como evitar que estas diferentes opiniões perturbem nossa comunhão e produzam um divisão ou julgamentos mútuos que podem causar tristeza ou ressentimento entre nós?
Primeiro, devemos levar em consideração o que nos é ensinado em I Coríntios capítulo 8 e capítulo 10, versos 23 a 33. Principalmente devemos considerar que a “ciência incha, mas o amor edifica”. Depois, devemos vigiar para que nosso entendimento não “se torne uma pedra de tropeço” para outros irmãos. Também devemos seguir o conselho de Paulo quando ele afirma que “se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne”. Além disso, devemos ter presente que o Espírito Santo é quem nos transmite as ordens do Cabeça da Igreja, o Senhor Jesus, e é o único que nos convence do pecado e de qualquer comportamento que não é agradável ao Senhor nosso Deus (João 14:26 e 16:7-8). Devemos confiar nEle para realizar sua santa Obra de santificação da Sua maneira e no Seu tempo, em cada servo e em cada congregação.
Ademais, entendemos que, no ponto onde se encontra nossa comunhão uns com os outros, a reposta do Senhor para este assunto é também a seguinte:
  1. Confiar no Espírito Santo para realizar a Sua Obra em nosso meio e convencer a cada um de nós no tempo de Deus sobre o que Ele quer mudar em nossas igrejas com respeito a este assunto (João 16:8). Ao mesmo tempo não devemos tentar forçar as pessoas a fazerem coisas sobre as quais o Espírito Santo não as convenceu ainda. É suficiente para nós orar por nosso irmãos que ainda não têm o mesmo entendimento que nós temos, esperando que o Espírito Santo convença a eles (ou a nós) sobre um determinado assunto (Fil. 3:15).
  2. Não julgar outros pastores de outras Uniões ou denominações que não crêem da mesma forma que nós cremos e ser paciente com eles, esperando que o Espírito Santo faça a Sua Obra em seus corações. Não pensar que algumas congregações são menos espirituais por que não observam as mesmas cerimônias ou por que se vestem de forma diferente que as nossas. Talvez essas congregações tenham menos conhecimento do que outras mas, em contrapartida, elas podem ser mais fiéis na observância de verdades que elas já compreenderam.
  3. Em cada congregação local, os pastores estão livres, evidentemente – sempre buscando o conselho do Senhor – para aconselhar os servos a se comportarem de acordo com o que a maioria da igreja crê e espera que os outros façam, para que não sejam uma pedra de tropeço para eles (I Cor. 8:13). Contudo, eles não devem jamais esquecer que santificação é uma operação do Espírito Santo que começa no coração do homem e, a seguir, reflete-se necessariamente na aparência e no comportamento.

  1. Desconheço o autor.
  2. Clélia2011.

3 comentários:

  1. Gostei muito dessa palavra...reflexão...ensino.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu cafezinho também gostei demais dessa mensagem, amiga aprendi que quem anda no amor não danifica o outro, pode até não concordar mas não desrespeita o seu irmão.

    Uma bela semana

    ResponderExcluir

Obrigada.