domingo, 20 de maio de 2012

LUTERO...

!

"É preciso exortar os fiéis a entrarem no céu por meio de muitas tribulações, em vez de descansarem na segurança de uma falsa paz" 95ª tese.

Precursor da Reforma Protestante na Europa, Lutero nasceu na Alemanha no ano de 1483 e fez parte da ordem agostiniana. Em 1507, ele foi ordenado padre, mas devido as suas idéias que eram contrárias as pregadas pela igreja católica, ele foi excomungado. Ensinava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, vendas de indulgências, bens materiais, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Em 1513, começou a dar aulas sobre Salmos, os quais interpretava cristologicamente.
Neles, era Cristo quem falava. E assim, viu Cristo passando pelas angústias semelhantes às que passava. Esse foi o princípio de sua grande descoberta, que aconteceu provavelmente em 1515, quando começou a dar conferências sobre a Epístola aos Romanos. Lutero confessou que encontrou resposta para as suas dificuldades, no primeiro capítulo dessa Epístola. A resposta foi surpreendente. Lutero concluiu que a justiça  de Deus, (Romanos 1.17) não se refere ao fato de que Deus castigue os pecadores, mas ao fato de que a justiça do justo não é obra sua, mas dom de Deus. Portanto, a justiça de Deus só tem quem vive pela fé: não porque seja em si mesmo justo ou porque Deus lhe dê esse dom, mas por causa da misericórdia de Deus que, gratuitamente, justifica o pecador desde que este creia.

28ª Tese

"Certo é que no momento em que a MOEDA SOA na CAIXA, vêm o lucro, e o amor ao DINHEIRO cresce e aumenta; A AJUDA, porém, ou a INTERCESSÃO da IGREJA tão só correspondem à VONTADE e ao agrado de DEUS."
AMÉM!

Um comentário:

  1. Clélia, fico pensando em como foi muito difícil aquele momento para Lutero. Nós nem imaginamos. A Igreja Romana era "Deus na terra", então, ter se levantado naquele momento contra tudo e contra todos deve ter sido algo muito difícil.

    Lembro de ler que, certa vez, quando Lutero já estava fugido e escondido para não ser morto, o demônio aparece para ele e pergunta: "Você realmente acredita que o mundo inteiro está errado e só você está certo?"

    Realmente, para se levantar naquele tempo, Lutero precisou de muita fé e ajuda de Deus. Parabéns pela postagem! Soli Deu Gloria! Solus Christus! Sola Fide!

    Abraços sempre afetuosos.

    Fábio.

    ResponderExcluir

Obrigada.