SONHOS SÃO GRATUITOS...TRANSFORMA-LOS EM REALIDADE...TEM UM PREÇO. "Quando olho para trás, vejo que hoje carrego em meu ser várias marcas de pessoas extremamente importantes. Pessoas que, no contato com elas, permitiram-me ir dando forma ao que sou, eliminando arestas, transformando-me em alguém melhor, mais suave, mais harmônico, mais integrado." Mulek.com

quinta-feira, 22 de maio de 2014

MARCADOS PELA DIFERENÇA...




Tema: Marcados pela diferença
Texto: Dn. 3. 14 - 30

Elucidação:

O Rei Nabucodonosor não se contentou apenas em ser Rei, em ser o maior Rei da terra, mais queria ser adorado como deus. Ele não se contentou em ser a cabeça de ouro (capítulo 2). Agora ele constrói uma estátua toda de ouro, de trinta metros de altura, e ordena que todos os súditos de seu reino que a adorem. Ele queria ser o centro do mundo. Mais o poder dos tiranos esbarra na fidelidade dos servos de Deus. A verdade para estes jovens era inegociável, eles estão prontos a morrer e não a pecar. São eles: Sadraque, Mesaque, e Abede-nego.

Quais as características de pessoas que são marcadas pela diferença?

1º Tomam a firme atitude de não se curvarem diante do pecado da idolatria.

Idolatria, Esse termo refere-se à adoração ou veneração aos ídolos ou imagens, quando usado em seu sentido primário. Porém, em um sentido mais amplo, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devemos. Assim, idolatria consiste na adoração a algum falso deus, ou a prestação de honras divinas ao mesmo. Esse deus falso pode ser representado por algum objeto ou imagem. Aqueles jovens sabiam que não podiam negar o Rei dos Reis, adorando um ídolo. Eles sabiam que a atitude a ser tomada não era de luta e de protesto, mas de assumir uma postura coerente com os princípios do evangelho, ou seja: O mais coerente era assumir uma postura de acordo com os princípios de Deus. A bíblia fala em Rm. 13 que devemos obedecer aos governantes e as leis, só que Ela também diz que eu não posso deixar de obedecer a Deus para obedecer aos homens. Só ELE deve ser adorado e esses jovens sabiam disso. Somos cristãos, carregamos o nome de Cristo. Podemos viver em um lugar pagão, num mundo materialista, está longe da nossa cidade, mas somos cidadãos do Céu. Eles estavam cientes do que lhes poderia acontecer, que seria a própria morte, mas permaneceram fiéis. Muita gente é constrangida a se corromper em seus empregos e a fazer coisas ilícitas e ruins para não ser despedida. Todos os dias somos pressionados a seguir idéias anticristãs para conseguir boas notas, sucesso no trabalho, lucro fácil e rápido. E somos tentados a pensar: eu não tenho escolha. Se eu quero ter sucesso tenho que agir como todo mundo age. Temos uma escolha sim, e precisamos lutar por aquilo que é certo, e não vendermos a nossa alma. Ouse ser diferente e faça como Pedro em Atos 5.29, quando ele disse: é melhor obedecer a Deus do que aos homens.

2º Se recusam a seguir o mesmo caminho de fracasso dos seus contemporâneos.

 O povo de Israel estava se desviando da verdade, o povo se entregou à idolatria, e adoraram a imagem feita pelo rei, eles não ouviam mais a voz de Deus, mas Sadraque,Mesaque e Abede-nego não eram frutos do meio. Nem o sucesso, nem a prosperidade, nem a adversidade foram capaz de corromper esses jovens. Não podemos considerar que algo seja bom, apenas pelo fato de todos ao nosso redor estarem fazendo, ouse ser diferente, seja fiel. Os seus nomes foram mudados: Ananias (Sadraque), Misael (Mesaque), Asarias (Abede-nego), mas o rei Nabucodonosor não conseguiu mudar o Deus que estava dentro do coração de cada um deles. Você tem que influenciar não deixar ser influenciado.
Viver com fidelidade exige uma atitude firme, tem que ser uma atitude forte, ousada, corajosa. Eles estavam prontos para morrer, mas não para renunciar a Deus. Eles preferiram a morte e não o pecado,  agiram com fé e por fé, e Deus os honrou.

3º Sabem que com DEUS não há perdas definitivas.

Eles tinham a certeza de que com Deus não há perda definitiva.
Eles poderiam perder o emprego, privilégios, perder os amigos, a própria vida, mas eles sabiam, e o rei também ficou sabendo, que nem um Deus é capaz de livrar como o nosso Deus.  V.v-29
Eles tinham consciência de que qualquer que fosse a resposta de Deus, o resultado seria:
Vitória em qualquer situação. Se morressem, estaria com o Senhor, e se vivessem, Deus os abençoaria. Fp. 1. 21 Paulo diz: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
  Esses três homens resolvem obedecer a Deus até o fim, sem exigir uma proteção sobrenatural, mas entregaram tudo nas mãos daquele que julga justamente.Talvez a primeira vez na história, em um regime de poder absoluto, em que um rei aplaude a desobediência a sua pessoa. Vv. 28, Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede - Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.Talvez em algum momento você tenha que perder namorado (a), esposo (a), amigos e emprego, mas saibam que com Deus não há perdas definitivas.

Conclusão: Quando estamos na fornalha, nunca estamos sozinhos o Senhor está conosco.
Ele sempre se levanta a nosso favor. Vs. 24,25- Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: é verdade ó rei. Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.
O rei Nabucodonosor faz um decreto pelo qual o povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede - Nego seja despedaçado, e As suas casas sejam feitas em montouro, porque não há outro Deus que possa livrar como este. Vv.29,30

Em Cristo, nossa esperança!

Pr. Nivaldino Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário