domingo, 28 de setembro de 2014

PLANTA SECA...



LUCAS 13-6 A 8   
"...EIS QUE A TRÊS ANOS VENHO PROCURAR FRUTO NESTA FIGUEIRA, E NÃO O ACHO;CORTA-A; PORQUE OCUPA AINDA A TERRA INUTILMENTE? ... SENHOR,  DEIXA-A ESTE ANO, ATÉ QUE EU A ESCAVE E A ESTERQUE;...."

JESUS em seu ministério, usava meios bastante simplificados de ensino, coisas do cotidiano, do convívio, mas esses aplicativos mesmo sendo simples eram para aqueles que valorizavam sua palavra, e estavam com os ouvidos atentos.
  O texto mostra um diálogo entre o Dono da Vinha e o Vinhateiro, o assunto da conversa, uma PLANTA ESTÉRIL e sem FRUTOS. 
A decisão já estava tomada, não frutificava, teria que ser CORTADA. Diante dessa situação há uma interseção do VINHATEIRO, e uma proposta de misericórdia, deixe-a ainda este ano, eu vou ESCAVAR e ESTERCAR.  JESUS o vinhateiro, nosso intercessor, sabe de onde vem nossos problemas, a nossa infertilidade. ELE viveu aqui nessa terra e sabe o que nos aflige. Nossas raízes, tradicionalismo, lares desestruturados, vida de pecado, vícios, isso tudo gera problemas graves, e é nessa hora que entra a misericórdia de JESUS;  ELE trabalha em nós, cava e vai até as nossas raízes para quebrar toda a doença hereditária, as maldiçoes, e coloca ali o esterco para as raízes, dando vitalidade. Mas para que tudo isso aconteça, ele faz uma colocação bastante interessante, pede um TEMPO, pois alguns fatores precisam ser entendidos e absolvidos, cavar para identificar o problema e trata-lo. ADUBAR e ALIMENTAR com os nutrientes CERTOS e necessários... ESPERAR.... Porque não adianta descobrir o problema, se não souber como resolve-lo. Nessa hora que se aplica alguns fatores fundamentais, que são: VERDADE E GRAÇA.
VERDADE SEM GRAÇA ... FERE E EXPÕE...
GRAÇA SEM VERDADE ... SOMENTE ENGANA...
GRAÇA E VERDADE SEM TEMPO... NÃO DÃO OPORTUNIDADE DE MUDANÇA... IMPOSSIBILITA A RECONSTRUÇÃO DE UMA NOVA HISTORIA.
Esses detalhes da figueira resumem toda a nossa vida, merecíamos ser cortados, mortos, mas alguém pagou um preço para que isso não acontecesse, se esforçou, cavou, adubou com nutrientes vitais, nos deu o ESPÍRITO SANTO que com o tempo pedido pelo nosso vinhadeiro, esta nos dando a oportunidade de uma vida produtiva e ainda nos preparar para que o dono da vinha nos receba de volta para estarmos para sempre com ele, para a Gloria do nosso DONO e CRIADOR.
AMEM E AMEM.

ELAIR O.

2 comentários:

  1. Bom dia
    Todas as Parábolas do Novo Testamento são riquíssimas de arte educativa e de uma percepção a todos os níveis culturais e humanos. Jesus fez uma catequese perfeita.
    Existem muitas árvores em nós - terrenos férteis, mas algumas são improdutivas.
    A Misericórdia de Deus oferece tratamento e oportunidade de nos tornarmos bons e mais produtivos de boas obras - frutos de amor,perdão, caridade ...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, lindas palavras...
    O importante... É deixar ser Adubado... Brotar.
    Um abraço, fica com Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada.