domingo, 20 de março de 2011

BARZILAI E O REI DAVI...




ll Samuel 19:32 A 39

"E ERA BARZILAI MUI VELHO, DA IDADE DE 80 ANOS;
E ELE TINHA SUSTENTADO O REI, QUANDO TINHA A SUA
MORADA EM MAANAIM, PORQUE ERA HOMEM MUI GRANDE.
E DISSE O REI A BARZILAI:
PASSA TU COMIGO, E SUSTENTARTE-EI COMIGO EM JERUSALEM.
PORÉM BARZILAI DISSE AO REI:
QUANTOS SERÃO OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA QUE SUBA COM O
REI A JERUSALEM?
DA IDADE DE 8O ANOS SOU EU HOJE; PODERIA EU DISCERNIR ENTRE BOM
E MAU? PODERIA O TEU SERVO TER GOSTO NO QUE COMER E BEBER?
PODERIA EU MAIS OUVIR A VOZ DOS CANTORES E CANTORAS?
E POR QUE SERÁ O TEU SERVO AINDA PESADO AO REI MEU SENHOR?
DEIXA VOLTAR O TEU SERVO, E MORREREI NA MINHA CIDADE JUNTO À SEPULTURA
DE MEU PAI E DE MINHA MÃE:
HAVENDO POIS  TODO O POVO PASSADO O JORDÃO, E PASSADO TAMBEM O REI,
BEIJOU O REI A BARZILAI, E O ABENÇOOU: E ELE VOLTOU PARA O SEU LUGAR.

BARZILAI= HOMEM DE FERRO.
Permaneceu fiel a DAVI durante a perseguição por Absalão.
Em MAANAIM(Acampamento de anjos), Barzilai foi um dos que trouxeram camas e outros suprimentos para o REI e seus soldados.
Barzilai era conhecedor das grandes vitórias  do REI DAVI.
Era MUI GRANDE eTornou-se amigo fiel e dedicado.
Mas...próximo a passagem do RIO JORDÃO, Barzilai disse
estar cansado,velho.
É o homem que após caminhar e conhecer a DEUS de perto, resolve
na sua alto sufisciência, grandeza;decidir que quer PARAR.
Se sente VELHO e CANSADO das batalhas.VELHO HOMEM.
*MAS...só falta passar o JORDÃO! JERUSALÉM está do outro lado!
-"VENHA COMIGO ! "
NÃO! estou velho e cansado!
SENHOR" já não sei mais DISCERNIR entre o BEM e o MAU!
NÃO TENHO mais GOSTO na PALAVRA REVELADA, não consigo
mais me ALIMENTAR!
NÃO BEBO mais do ESPÍRITO SANTO, NÃO o SINTO!
Não consigo OUVIR os LOUVORES da mesma forma que antes!
ELES, não me TOCAM MAIS!
NÃO POSSO TE SER PESADO!
-"PASSA COMIGO BARZILAI... E TE SUSTENTAREI EM JERUSALÉM!"
NÃO quero SENHOR!
Quero MORRER e ser enterrado Com MEUS PAIS, na minha TERRA.
*QUE ESCOLHA!
Voltar ao passado, morrer nos seus antigos costumes, velha vida.
Tradição, Religião. 
Aqui ,faz juz ao seu nome: HOMEM DE FERRO.
Estava próximo ao RIO JORDÃO, a JERUSALÉM mas, decidiu VOLTAR.
O homem que conhece DAVI, atravessa o JORDÃO mas...
NÃO QUER VER JERUSALÉM.
PREFERE A TERRA.
DAVI, o beija, o abençoa, e se despede daquele que foi o seu AMIGO.
BARZILAI foi um GRANDE AMIGO, foi CRENTE, foi CRISTÃO, MAS...
NÃO conhecia a palavra SERVO.
O SERVO!...NUNCA ABANDONA O SEU SENHOR.

Clélia2011.      



25 comentários:

  1. Benção irmã. Glória a Deus!
    Fica na paz irma Clélia!

    ResponderExcluir
  2. Mana eu acho que Barzilai soube o que é ser servo sim, pois ele ajudou a Davi tanto que Davi queria sustenta-lo em Jerusalém, mas ele se sentiu cansado e velho, achou-se muito idoso para poder apreciar a comida e a música, ele achava que ia ser inutilmente pesado ao rei. Ele se contentava em ir um pouco além do Jordão em companhia do rei, para depois voltar para casa. Mas deixou Quimã, possivelmente o seu filho mais novo, com Davi. Acho que tem tanta gente como Barzilai que quando chega a velhice age como ele. Pessoas que não pensa mais em desfrutar nada, só que morrer junto dos seus. Meu pai sempre quis ser enterrado onde meus avós estão enterrado, tanto que quando ele morreu viajei 5 horas para enterra-lo junto a seus pais. Era a vontade dele em vida. Bjs! amei seu texto, me fez lembrar do meu velhinho!

    ResponderExcluir
  3. RÔ, HÁ pessoas novas que se sentem assim como Barzilai. Cansadas de ir a igreja, de ouvir a mensagem, dos louvores,das visitas,TROCAM O CERTO PELO ERRADO, ACHAM TUDO NORMAL.Acham que já fizeram muito prá DEUS.Já orfetaram as camas,bacias,vasilhas de barrro,trigo,cevada,farinha,mel,manteiga,ovelhas, lentilhas etc...2Samuel 17:28. FOI ISSO QUE Barzilai ofertou ao REI...Coisas da TERRA.
    DAVI, quiz dar a ele a chance de conheçê-lo de forma diferente,"TE SUSTENTAREI"!!! NÃO com coisas desta TERRA mas, com as que são de JERUSALÉM...DO CÉU!
    Prá mim, ele era apenas crente, cristão, o SERVO! NUNCA DEIXA O SEU SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha opinião é que a visão da mensagem estar sendo muito intrigante a pessoa de Barzilai; A águia sabe a hora do seu último voo.Como todo homem, a idade lhe traz muita coisa que muitos hoje não conhece, mas, chegará o dia de saber, se assim for a vontade de Deus.Barzilai, foi um homem de grande lutas, e de grandes vitorias, e Deus, conheceu o coração de Barzilai, a representatividade de Davi para com Barzilai, foi ser gentil com ele, ele gostaria de cuida-lo em virtude de sua idade, Davi, sabia da condição de Barsilai. A idade traz muita coisa boa como a maturidade psicológica, mas, venhe também muitas dores,cansaço, todo esforço é a base da dor, por isso, ele decide ficar aonde ele achava mais contentamento. a sua casa, vc não escolheria

      Excluir
    2. Hum... Preferiria estar pertinho do Rei, levando comigo a minha família... "SE ELES QUISESSEM IR COMIGO"... A ESCOLHA... Cada um faz a sua. Mas, seu pensamento é válido... Um abraço, fica com Deus.

      Excluir
  4. Olá Clélia!
    Gostei do texto, da sua reflexão e também entendi o que a Rô quis dizer. Nossa, quanta riqueza hein? Vou meditar nessa palavra, pois achei muito interessante a colocação das duas, pois já li várias vezes essa passagem mas não a estudei a fundo, então agora é hora!
    Beijos e muito obrigado por compartilhá-la conosco.

    ResponderExcluir
  5. clélia, você foi muito dura com o homem de ferro...

    tudo bem que você contextualizaou a história para dar seu recado e fez isso muito bem; só que a intenção do texto não é dizer o que você disse de bazilai.

    você contextualiza dizendo que

    "É o homem que após caminhar e conhecer a DEUS de perto, resolve
    na sua alto sufisciência, grandeza;decidir que quer PARAR."

    como figura, como tipo, volto a dizer, você deixou seu recado. mas este não era a intenção original do texto. isso é exegese.

    você precisa ler mais o caminhos da teologia...kkkkkkkkkkkk pretensioso né, amiga?

    é tudo brincadeira, viu? gosto muito de você pela sua fé pura e dinâmica. ah, deixei uma resposta para o teu duro comentário para mim no caminhos, vai lá conferir.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Entendi mana, creio que exista sim pessoas ja cansadas de ir a igrejas e de tudo. Paz mana!

    ResponderExcluir
  7. Clélia,
    eu entendi sua postura e devo concordar.

    Creio que às vezes, um texto nos soa 'diferente', até mesmo do que a 'teologia' aponta, isso é 'revelação'!

    Não a revelação duma 'nova isso' ou dum 'novo aquilo'... Deus está farto de gente que põe o nome Dele em tudo mas que não vive com Ele em nada!

    Falo da 'revelação' que Ele nos dá, de Sua própria pessoa, dia a dia...

    Nesse texto, ficou bem claro, que você discorre sobre a intenção de fraquejar a poucos passos do final da tragetória e não falando necessariamente do próprio personagem do texto bíblico!

    Entendi e guardei no coração!
    Beijão amiga!

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz Clélia,

    Concordo com você e com o Wendel, acrescento que embora Barzilai tenha desistido de prosseguir a caminhada aos 80 anos tem muita gente que mais cedo que isso, e sem ter feito praticamente nada, pára e desiste de tudo, se contenta em pronunciar o nome de Deus, contemplar Sua grandeza, admirando Sua criação e nada mais...
    Fica ali, vendo os outros passar pelo caminho, apontando este ou aquele defeito, como se houvesse alguém sem defeito neste mundo, e para a pessoa está tudo bem...
    Permaneça assim minha irmã, Deus é contigo, Ele está em sua vida.
    Olha tem uma mobilização quero contar com você, passa lá no blog que tem o link, participe e espalhe.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  9. Mana vc pegou o selinho que te dei?? Prêmio blog de ouro. Pega lá ok. bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá querida sumida.
    Não vou entrar no mérito teológico.
    Prefiro a comunhão entre o Espírito Santo e a alma...por razões pessoais!!!
    Prefiro a ignorância ao excesso de sabedoria...
    o pouco ao exagero!
    Há passagens muito simples na bíblia, mas de valores estupendamente maiores que qualquer sabedoria teológica: a Fé.
    Ter fé é fazer como em ...
    Mateus 20:31 Mas a multidão os repreendia para que se calassem;...eles porém gritavam cada vez mais: Senhor, Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
    E o que Jesus fez?... vai lá conferir!
    Ter fé é a certeza de estar lá.
    Mas seu texto é fantástico. Colocações perfeitas. Recado muito bem dado. Gostei d+.

    Já que o assunto aqui é estudo e sabedoria, convido vc pra ler "O grande empreendedor" em http://mtgconhecimento.blogspot.com/2011/03/o-grande-empreendedor.html

    Bjs,
    Fica c Deus

    ResponderExcluir
  11. Olá, amiga! com muito carinho, estou te indicando para o Meme Literário! confira em:

    http://espiritosantoevoce.blogspot.com/

    Tenha um ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Ola e a paz do Pai para todos.... Estava teclando a respeito de barzilai e encontrei esse site tais explicaçoes a respeito. Eu creio tbem que o conformismo tem tomado conta dos "servos " neste ultimo momento dos santos aqui na terra e o comodismo tem adentrado em mtas de nossas igrejas , a ponto de termos Barzilais acomodados e desanimados em sua carreira de vitorias, experiencias e trofeus... acredito que a situação que passou barzilai foi essa, o desanimo espiritual em nosssas vidas nesses ultimos momentos tem sido notorioe o amor de mtos tem se esfriado.Mas o Senhor Jesus esta recrutando Quimãs nessa geração para que possa tomar posse da benção que era para Barzilai, não o vejo como um oportunista como ja tenho visto alguns falar, mas o vejo como estar na hora certa e no lugar certo... e eh exatamente o que temos que fazer nesse ultimos dias, estar no lugar certo que eh na presença de nosso Deus, e estar na condição de servo, de adorador, de fiel e salvo, aguardando que o Mestre nos convide a atravessar o jordao e sermos acolhidos por Ele nas mansoes celestiaisa nova jerusalem. Acho que ja falei demais....rsrsrsr Um grande abraço a todos e fique na paz. Izaias Lino.... cuiaba mt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, desculpa não ter te respondido antes, só vi agora... Grandiosas as tuas palavras, obrigada.
      A Paz do Senhor...Um abraço

      Excluir
  13. uma bela mensagem para as nossas vidas uma vez que se multiplicam o numero daqueles que desistem depois de presenciarem tantas bençãos e tantos milagres, chega um momento em que aquele vigor já não existe mais e esta pessoa já não acredita nela mesma ,foi exatamente o que aconteceu com Barzilai ao indagar o rei Davi acerca da sua situação nos revela como se encontrava seu homem interior completamente desacreditado de tudo.Que jamais venhamos deixar que o passar do tempo roube a nossa fé e esperança e sejamos sempre como crianças na presença do senhor.fiquem todod na paz do senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago...As tuas palavras,moveram o meu coração... recebi uma benção ao lê-las aqui.
      A FÉ...é o firme fundamento.
      Obrigado, por deixar um refrigério escrito aqui.
      Um abraço...fica com DEUS.

      Excluir
  14. SE FOR POSSÍVEL CORRIGIR, OBSERVA QUE NÃO É 1º SAMUEL E SIM 2º SAMUEL!!! OK?? MAS, PARABENS PELO POSTER, JA HAVIA PREGADO ESTE TEMA: POREM AINDA TIREI ALGO PECULIAR PARA MINHA VIDA E MINISTERIO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Pastor...e obrigada pela correção...valeu!
      Um abraço, fica com DEUS.
      Volte sempre.

      Excluir
    2. PAZ abençoada, o importante é a edificação que você nos trouxe em cima deste texto, e não vamos questionar se a interpretação esta contextualizada teologicamente; primeiro: quem estuda teologia sabe que você usou a imagem de um homem já velho e cansado para fazer uma aplicação para a igreja de Cristo. Deus continue te dando espiração!
      Pr. Gileno Ribeiro

      Excluir
    3. Pr. Gileno, obrigada por tua visita.
      Se eu for analisada Teologicamente...ninguém me lerá.rsrsrsrs. Não conheço nada de teologia...escrevo o que sinto ao ler a PALAVRA de DEUS.Coloco sempre o tempo vivido na passado, refletido no de hoje.
      Mas, foi um prazer te ler aqui, e por teres entendido à forma que escrevi. Volte sempre...gosto de aprender.
      Um abraço, fica com DEUS...sempre.
      Clélia.

      Excluir
  15. Gostaria de postar no seu mural, mas nao estou conseguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande por e-mail que posto para VC, se eu gostar....rsrsr

      cleliarocha2008@hotmail.com

      Excluir
  16. Parabéns pela bela reflexão do tema Barzilai e o Rei Davi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marta....Volte sempre.
      Que DEUS faça de nós...VASOS de honra.
      TUDO seja para a glória DELE.
      Beijos.

      Excluir

Obrigada.