quinta-feira, 4 de julho de 2013

MARANATA!...VEM JESUS.

O que parecia improvável aconteceu e logo com a ICM que como precedente histórico fincou o marco da primeira intervenção do Estado numa instituição religiosa do país.
Igreja Cristã Maranata
Por Silvio Costa | Seara News
Não tenho procuração da Igreja Cristã Maranata (neste artigo também referido pelo acrônimo de ICM) para defendê-la ou representá-la e muito menos sou a voz oficial dos evangélicos, mas não dá pra aceitar como cidadão brasileiro e cristão protestante num país que se diz laico o que fizeram com a Maranata. Foi um ultraje inconstitucional alicerçado ao que parece sobre uma raiva maligna propalada por um tipo sórdido de jornalismo sensacionalista e oportunista, o que por vezes caracterizou-se como perseguição religiosa. 
Hoje são os nossos irmãos icemitas que sentem na pele e na face afrontas e escárnios públicos. Quem nos garante que num futuro próximo não será outra nomenclatura eclesiástica a passar e a provar os efeitos de semelhante e infundada decisão judicial de intervenção, afinal o precedente Maranata aconteceu no Brasil e por aqui o que é injusto às vezes torna-se procedente e jurisprudente.
Há pouco mais de dois anos atrás quando surgiram às primeiras denúncias contra alguns membros do conselho de administração da Igreja Cristã Maranata, escrevi um artigo intitulado “Foi-se a glória”. Naquela postagem relatei que o impacto das denúncias de desvio de dinheiro advindas de contribuições dos fiéis da ICM resultaria em perdas generalizadas não só para os icemitas, mas para toda a igreja evangélica uma vez que a opinião pública classifica a todos evangélicos como os batistas, presbiterianos, assembleianos e metodistas de crentes e ponto.
É verdade que as demais igrejas evangélicas sentiam falta da proximidade com irmãos da ICM por conta de seu isolamento denominacional – mas tal posicionamento não era discriminatório e sim por zelo doutrinal e observância da tradição daquela instituição. Mesmo assim os cristãos protestantes de fora da ICM com suas considerações à parte sempre a elogiavam por sua administração e forma de governo liquefeita de convergências distintas e que mesmo assim a mantiveram unida e linearmente ao longo de seus 45 anos de história. 
Infelizmente os tropeços ocorreram por alguns bodes gananciosos que estavam no meio do grande rebanho icemita e tal comportamento entristeceu e espalhou ovelhas, envergonhou pastores e de modo súbito provocou pasmo nos de fora da instituição. Em contrapartida aos fatos que se iam apurando a liderança da ICM através de seu presbitério posicionou-se imediatamente depondo a antiga comissão com membros comprometidos com as denúncias e elegeu através de assembléia extraordinária de seu colegiado pastoral uma nova composição do conselho deliberativo já no fim de 2011; dispôs-se a atender as solicitações do Ministério Público Estadual e colabora até hoje com o andamento das investigações no intuito de corrigir e coibir quaisquer incorreções administrativas ou financeiras que tragam mais prejuízos a instituição.
A cronologia do suplício icemita prossegue a mais de dois anos e ainda o MP capixaba continua recebendo denúncias, sumarizando provas, contabilizando valores e apurando as supostas irregularidades administrativas. De forma correlata e atendendo aos pedidos do MP, a Justiça de nosso Estado também convocou os denunciados a prestarem esclarecimentos, expediu mandatos cautelares de prisão, executou a interdição da sede administrativa da Igreja, quebrou sigilo bancário, avaliou o capital e evolução econômica dos investigados, suprimiu poderes legais e privou acesso do novo conselho eleito ao presbitério – este último ato foi recebido com estranheza pela sociedade capixaba e ao mesmo tempo como extenuante da justiça frente ao bombardeio midiático em torno do tema.
No viés da formação de opinião pública alguns meios de comunicação capixaba se aproveitaram da situação e picharam a imagem até então impoluta da Igreja Cristã Maranata e uma banda oportunista de jornalistas extrapolou os direitos da imprensa livre ao manietarem e imporem através de suas matérias todos os fiéis e líderes da ICM debaixo da mesma acepção fraudulenta. Por fim a deflagração contra a Maranata denotou-se como uma sensacional ação comercial de vendas de jornais em bancas de esquina. Relegaram o dever jornalístico de não generalizar ou faltar com isenta e sensata apuração a fim de enaltecer a razão dos acontecimentos e inibir as vitrines dos tablóides de mexericos que desmerecem o crédito do jornalismo da verdade.
Igreja Cristã MaranataO que parecia improvável aconteceu e logo com a ICM que como precedente histórico fincou o marco da primeira intervenção do Estado numa instituição religiosa do país. O Estado com seu poder judicial assumiram a direção da denominação evangélica e mais do que isso, a soberania instituiu interventores, destituiu e envolveu-se por meio de seu representante legal em questões de espiritualidade e liturgia (o que não compete ao Estado) e quase implodiu a fé de muitos de nossos irmãos de lá!
Decisões judiciais sem quaisquer jurisprudências reproduziram algo parecido com o poder imperial de Constantino (III século d.C) que através de seu édito mudou rumos religiosos da noite para o dia não sendo ao menos clérigo; ou da impiedosa invasão selêucida orquestrada pelo tirano Antioco Epifânio IV que invadiu Jerusalém e por fim profanou o templo e o culto judaicos (175 a 164 a.C). Aqui da mesma sorte promoveram sacrilégios e provocaram a profanação dos santuários da ICM espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Indago que país é esse que se diz democrático, que discursa pautar-se no que é bom para o coletivo, mas diferentemente porta-se como uma monarquia austera representada neste episódio por uma faceta de justiça partidária que relega a mais salutar voz de liberdade, direito e cidadania constituinte?
A razão seria que a Maranata sob as asas do dito estado laico (é isso que reza a constituição federal), em assembléia interna e em conformidade com seus estatutos escolhesse para a fase crítica os representantes e comissão para o enfrentamento da crise estendida e desgastante. Nenhum crente verdadeiro da ICM e os pastores sinceros que lá ministram sem receber qualquer salário concordam com fisiologismo eclesiástico, fraudes financeiras, estelionatos, evasão de divisas, formação de quadrilha e com máfias religiosas. Querem os irmãos que toda verdade seja trazida à tona, que os responsáveis pelos crimes sejam punidos nos rigores da reta justiça e que as somas fraudadas sejam devolvidas à igreja. Portanto que haja respeito com a instituição e seus membros que nada tiveram com o reprovável sistema implantado em sua gestão financeira e administrativa.
Para a alegria do rebanho os jornais noticiaram neste dia 03/07/2013 – não com o destaque e alarde que geralmente fazem para denegrir os cristãos com um discurso hipócrita de que é para proteger os fiéis – que a intervenção do Estado acabou por decisão do desembargador José Luiz Barreto Vivas e que o conselho presbiteral instituído por eleição no fim de 2011 volte às suas funções, exceto o único da atual composição investigado no processo – demorou mais até que enfim o rosto da justiça apareceu!
Que o Senhor Jesus Cristo oriente o conselho da Igreja Cristã Maranata na retomada normativa de suas atribuições em favor de um universo religioso de mais de 800 mil pessoas – a grande maioria de boa fé e índole. A comunidade evangélica também celebra essa vitória icemita e na oração comungam das mesmas súplicas e rogos em prol da grande obra do Espírito Santo. 

 Sobre Silvio Santo da Costa
Silvio Santo da Costa
Natural de Afonso Cláudio, residente em Guarapari-ES, há mais de 20 anos. Converteu-se ao Evangelho aos 13 anos de idade. Teólogo pelo seminário SEET e pela Faculdade FAIFA. Professor de heresiologia, missiologia, teologia sistemática e escatologia bíblica. Pregador, palestrante, conferencista, administrador de empresas, e autor do blog cristaocapixaba.blogspot.com

quarta-feira, 3 de julho de 2013

TODOS...FUGIRAM.



Mateus26:56

"... ENTÃO TODOS OS DISCÍPULOS, DEIXANDO-O, FUGIRAM".

TODOS os discípulos, tinham provado da presença de JESUS. ELE, os ensinava a PALAVRA
através do seu TESTEMUNHO, dos seus SINAIS, por PARÁBOLAS do dia a dia. TODOS, o conheciam bem, era ÍNTIMO deles. Deu-lhes PODER e AUTORIDADE para realizarem em SEU NOME, SINAIS e MARAVILHAS.
Passava o dia com eles, dormia com eles. JESUS, conhecia cada um , seus LIMITES, suas DÚVIDAS, seus ANSEIOS, suas ESPERANÇAS, seus MEDOS, conhecia a FÉ de cada um.
MOSTROU-LHES TUDO.
A FÉ... Através do OUVIR.
A UNIÃO da FAMÍLIA... Através do AMOR e PACIÊNCIA.
A SAÚDE...através da CURA da ALMA.
O AMOR.. Através do SACRIFÍCIO.
A VITÓRIA... Através da PROVA.
A SALVAÇÃO... Através da CRUZ.
PREPAROU-OS, durante 3 anos. Fazendo-os passar por todo o tipo de situação.
Tornou-os... FORTES.
Marcou o seu NOME, em seus corações... SELO

JESUS É PRESO...


Agora, estavam SOZINHOS, JESUS, não estava mais com eles.
A CIDADE, parecia ENGOLI-LOS, o MEDO, é mais FORTE que as lembranças e recomendações do MESTRE.
O QUE FAREMOS?

TODOS FUGIRAM...

PEDRO...o SEGUE de LONGE...NÃO se APROXIMA mais.
ASSENTOU-SE para ver o FIM...ACOMODA...DESISTE... ESQUECE das PROMESSAS.
MAS... Quem conheceu o MESTRE, o VIU de PERTINHO, sentiu SUA PRESENÇA, VIU seus SINAIS, PROVOU do seu AMOR... Tem a MARCA..."SUA FALA TE DENUNCIA".
OS OLHOS porém...Viram o FIM.
O GALO CANTA... NEGA 3 vezes.
NEGA o PAI...o FILHO... E o ESPÍRITO SANTO, que JESUS havia PROMETIDO deixar com ele.
NEGA TUDO...
ARREPENDE....VOLTA.
O CÉU... Seria o LIMITE... Continuaria.

JUDAS... Se suicida.
Morre pelos seus próprios VALORES... TROCOU JESUS pelo DINHEIRO.

ONDE estavam os outros DISCÍPULOS?
ESCONDIDOS...FUGIRAM.

JESUS É CRUCIFICADO...
A MORTE... Que traria VIDA...ETERNA.

27:55
"E ESTAVAM ALI, OLHANDO DE LONGE,  MUITAS MULHERES QUE TINHAM SEGUIDO JESUS..."

AS IGREJAS...de LONGE...OLHAM o MESTRE... CRUCIFICADO.
ELE se FOI, NÃO está mais conosco...VAZIAS de JESUS.
PREGAVAM... MAIS DUVIDARAM da RESSURREIÇÃO... Da PROMESSA.
O VÊ de LONGE... CHORA... Mais continua o vendo MORTO.
MAS...
Como ELAS poderiam ESQUECER o MESTRE?
COMO?
ERA PARTE DELAS... O CABEÇA...FAZIA o CORPO CAMINHAR.
UM PASTOR... Uma FÉ... Um só SENHOR.
ASSIM...
DETERMINADAS a CONTINUAR ACREDITANDO na PROMESSA...vão ao SEPULCRO... Precisavam ver o MESTRE.
NÃO DESISTIRAM...
O QUERIA de VOLTA...
NÃO poderiam VIVER sem ELE.
ASSIM...
Quando o PROCURAM...VEEM à PEDRA REVOLVIDA.
Quando a IGREJA se  dispõe, a VER JESUS, a PROCURA-LO, NÃO há PEDRA que não seja REVOLVIDA.
POR QUE?
SÃO "MULHERES" que GERAM JESUS, través do ESPÍRITO SANTO.

Ali, a VIDA, a SALVAÇÃO, encontra àquelas MULHERES.

"... EU...VOS SAÚDO...NÃO TEMAIS".

ELAS... Chegando PERTINHO DELE... O ABRAÇARAM e ADORARAM. 
JESUS, não poderia ser SUBSTITUÍDO por HOMENS, RETOMARIA seu LUGAR.

Clélia2013.




  

terça-feira, 2 de julho de 2013

CABEÇA...





Mateus 14:4
 "PORQUE JOÃO LHE DISSERA: NÃO TE É LÍCITO POSSUÍ-LA".
HERODES, conhecia JESUS, conhecia JOÃO Batista, tinha visto muitos sinais realizados por ELES, mas... Tinha colocado em sua CASA, tomado para SI... A MULHER do seu irmão... HERODIAS.
Uma MULHER que NÃO era sua.
O ERRO... Estava ai. Colocar dentro de CASA, uma "MULHER" que não lhe PERTENCIA.
Foi pego pelo OLHAR...Concupiscência dos OLHOS... Contamina o CORPO.
ATRATIVA...CHEIRO BOM...VESTES REAIS... EU QUERO... ABRE a PORTA.
Quantas MULHERES ai fora, tem ATRAÍDO para si, HOMENS que tiveram a oportunidade de conhecer JESUS... Conhecer, JOÃO.
MULHERES, que querem fazer um NOVO PACTO... MUDAR a DIREÇÃO da CASA... Estar no COMANDO.
FINGEM AMAR.
ELA FALA, ORDENA, toma POSSE da CASA.
POIS...
Uma IGREJA, MULHER VERDADEIRA, NOIVA AMADA, que através de JESUS e JOÃO (Discípulos) anunciava a SALVAÇÃO, o RESGATE, a LIBERTAÇÃO, a MUDANÇA de VIDA, é IMPEDIDA de ENTRAR na CASA de HERODES.
POR QUE?!
Era uma IGREJA sem FORMOSURA, RAIZ de TERRA SECA... NÃO atrai HERODES.
EU QUERO HERODIAS...
É mais FÁCIL viver com "ela"... SEM COMPROMISSO...ESCONDIDO.

JOÃO:
NÃO TE É LÍCITO POSSUÍ-LA.

Te levará à MORTE.
Sua FALA é DOCE... Mas...nas entranhas... AMARGA como FEL.
TROCA o CÉU... Pela TERRA.
APARÊNCIA.
ENTRA SORRATEIRAMENTE.
CONTAMINA o CORPO... A MENTE.
A CASA... NÃO mais LEMBRARÁ de JESUS, de JOÃO.
Quer ANIQUILAR o PROJETO...PARAR... Torna-lo ESQUECIDO.

HERODES... Já CEGO...diz:
PRENDA JOÃO!... ELE CONHECE meu SEGREDO... CARNE.

JOÃO PRESO, mas JESUS estava SOLTO, e continuava TRANSFORMANDO e MUDANDO vidas.
O PROJETO... NÃO PARARIA.

UMA FESTA...
HERODIAS e sua FILHA... Comandam a CASA.
ATRAI CONVIDADOS.
MUITA COMIDA.
FARTURA.

HERODIAS, NÃO estava satisfeita com a prisão de JOÃO... Precisava MATA-LO.
Tinha que ser ESQUECIDO...ERA a VOZ que CLAMAVA no DESERTO... PREPARAVA o CAMINHO... ENDIREITAVA as VEREDAS.

USOU à FILHA... IMITAÇÃO, CRIATURA, imagem e semelhança.
A que daria continuidade ao seu DESEJO... DESTRUIR o PROJETO.

DANÇA, envolve... Contamina a mente, os olhos, o corpo, a alma, a ponto de fazer HERODES dar TUDO o que tinha, a ela.

HERODIAS, instruiu a FILHA, a que PEDIDO fazer.

"DAI-ME AQUI NUM PRATO A CABEÇA DE JOÃO BATISTA".

"E O REI HERODES AFLIGIU-SE"... TARDE demais... HERODIAS, tinha dado o VEREDITO... MORTE.

Mas... JESUS estava VIVO!...NENHUMA "MULHER" é capaz de MUDAR a sua PALAVRA, o seu PROJETO ETERNO. O TESTEMUNHO de JOÃO, JAMAIS seria ESQUECIDO.

JESUS retira-se para um lugar DESERTO, e ali, no DESERTO, realiza um GRANDE MILAGRE... MULTIPLICAÇÃO dos PÃES.

A "MULHER"... MATOU 1 ... JESUS... ALIMENTOU  5 MIL PESSOAS.

JOÃO , na sua morte, GEROU VIDA.
O PROJETO CONTINUA...NÃO PODE PARAR... É HERANÇA PAGA... GRAÇA.
NÃO DEIXE... A "MULHER"... ENTRAR EM SUA CASA.

Clélia2013.