sábado, 11 de outubro de 2014

PORFIAI POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA.


Lucas 13:24
PORFIAI POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA;PORQUE VOS DIGO QUE MUITOS PROCURARÃO ENTRAR, E NÃO PODERÃO."
 
PORFIAR: BRIGAR, Insistir, teimar. Competir, disputar, lutar por...

JESUS tinha e tem alguns meios bastante interessantes, e as vezes desafiadores de ensino.
Hoje, temos algumas facilidades para nos ajudar a entender os RECADOS de Jesus.
O que me chamou atenção, alem do ensino de preparo para as nossas vidas como servos, foi a palavra PORFIAI. O Dicionario explica essa expressão, como BRIGAR.
Então começamos a entender com quem Jesus estava nos motivando a brigar.
A Nossa MAIOR BRIGA, é CONOSCO MESMO, com a CARNE, com coisas que adquirimos ao longo da vida, que julgamos ser VALOROSAS. Conhecimentos, princípios, costumes, status, bens materiais, relacionamentos, etc.
E JESUS adverte o quanto a PORTA é ESTREITA, justa, APERTADA. Significa não sermos capazes de adentrar a essa porta com estas BAGAGENS terrenas.
Não existe EVANGELHO VERDADEIRO sem RENÚNCIAS, por isso, devemos BRIGAR...PORFIAR por esta PORTA. Isso é necessário, porque a CARNE valoriza o TERRENO, tenta nos convencer a todo instante que são VALORES que nos fazem MELHORES, daí a GRANDE BATALHA , a dificuldade de RENUNCIAR, NASCER de NOVO.
O ESPÍRITO SANTO quer realizar uma OBRA de VERDADEIROS VALORES, mas para ser compreendida, precisamos nos ENQUADRAR nos MOLDES do ESPÍRITO SANTO.
JESUS adverte numa conjugação verbal futura ,PROCURARÃO... NÃO PODERÃO... Pois sabe muito bem quem é o HOMEM... Amante de si mesmo. Mas, mesmo assim, somos orientados pela sua PALAVRA a BRIGAR, PORFIAR, contra essas FORÇAS, pois o propósito DELE e´nos preparar para descansarmos em mansões celestiais, andar em ruas de ouro, olhar e contemplar muros de jaspe, com OUTRA VISÃO, sem olhos carnais, sem apego material, sem amor a status; porque assim, estaremos preparados e conscientes para o verdadeiro valor, que é o nosso maior tesouro, a Salvação e vida eterna com Deus.
Amém...


Elair. O.

2 comentários:

  1. O ensinamento de Jesus é de Mestre. Está sempre actualizado sem se repetir. Ele fala de modo que até os mais simples O percebam.
    As suas histórias conduzem-nos a cenas da nossa própria vida.
    Depois sobra-nos um desejo muito grande
    Amá-Lo cumprindo os Seus ensinamentos - Mandamentos.
    Afinal podemos entrar pela porta estreita com simplicidade deixando de fora o orgulho,a importância, as riquezas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavras lindas, Luis... Obrigada por compartilhar aqui. Um abraço, fica com Deus.

      Excluir

Obrigada.